A História do MMA| onde tudo começou?

O MMA(mixed martial arts) ou artes marcias mistas é um esporte de combate que mescla diversas outras artes marciais, como: boxe, judô, jiu-jitsu, thai boxe entre outros.

A história do MMA bem no inicio foi um pouco turbulenta, muitos críticos diziam que era um esporte sangrento, brutal e sem regras. Mas no decorrer do tempo essa nova modalidade de esportes de combate começou a ganhar popularidade, tendo eventos sancionados em mais ou menos 50 países, incluindo o Brasil.

História do MMA

Muitos podem até pensar que o MMA é um esporte recente, do século 21, mas na verdade a origem desse esporte remonta a um período antes de cristo, acredita-se que tudo começou com os gregos nos jogos olímpicos de 648 A.C.

O pancrácio antiga arte marcial grega é tido como o percursor do que é hoje o MMA que conhecemos, esse esporte Grego era a definição de um vale tudo, sendo que era permitido: chutar e bater em adversários caídos.

história-do-mma-pancracio
foto: evolvevacation

Essa modalidade Grega acabou alcançando uma grande popularidade, mas em 393 A.C de cristo o imperador romano Theodosius I baniu ele dos jogos olímpicos, fazendo com que assim o pancrácio deixasse de ser um esporte popular.

No entanto um estilo de luta parecido com esse, no século 20, surgiu no Brasil, o chamado vale tudo. Foi popularizado através dos irmãos Gracie, Carlos e Hélio Gracie, que iniciaram uma escola de jiu-jitsu no ano de 1923.

Os irmãos começaram a chamar atenção quando criaram o “Desafio Gracie” em que anunciaram nos jornais locais dizendo a seguinte frase : “Se você quer um braço quebrado, ou uma costela, entre em contato com Carlos Gracie”.

Nesse desafio os irmãos enfrentariam todos os participantes, as suas partidas pareciam com o que era o pancrácio, essas partidas começaram a se tornar tão populares que os irmãos Gracie começaram a lutar em estádios, para acomodar as multidões.

A chegada do MMA nos Estados Unidos

O MMA começou a chamar muita atenção nos Estados Unidos, quando a família Gracie decidiu exibir a sua marca registrada do Jiu-Jitsu brasileiro em eventos americanos. Royce Gracie, foi o único brasileiro e representante dos Gracies no primeiro evento do UFC.

UFC (Ultimate Fighting Championship) se tornou com os anos a principal promotora do MMA. Mas no inicio o seu objetivo era colocar lutadores de diferentes artes marcias para lutar entre si, hoje os seus lutadores são bem mais completos.

MMA nos tempos atuais

Hoje o MMA é um dos esportes que mais cresce em popularidade no mundo. Já é um esporte bem estruturado e com um conjunto de regras definidas aprovadas por muitas das melhores organizações que regulamentam os esportes de combate.

O Brasil é um dos países que mais possuem representantes nas maiores organizações desse esporte, e foi um membro fundador do MMA atual, a participando ativamente da sua história.

Categorias: