Não teve outra Leon Edwards de fato assumiu a coroa do peso meio-médio do UFC. Venceu Kamaru Usman em 2022 para conquistar o cinturão, e nesse ano no UFC 286 concretizou o seu título ao derrotar o nigeriano na revanche, antes campeão dominante.
O combate foi para mão dos juízes e mesmo tendo um ponto deduzido por segurar a grade, Leon Edwards que lutava na sua terra natal foi declarado vencedor por decisão majoritária.
Leia Também:
OFICIAL! McGregor vs Chandler, enfim vai acontecer
Leon Edwards vs Kamaru Usman, A Luta:
O combate foi marcado pela intensidade dos golpes e o nível técnico, Usman demonstrou que estava disposto a conquistar seu cinturão de volta e Edwards a defendê-lo com toda as suas forças.
Os dois primeiros rounds foi notório o gameplan de cada lutador, enquanto Usman buscava mais as tentativas de queda, Edwards procurou mais a luta em pé com socos e chutes na perna, concisos.
No terceiro round, o inglês Leon Edwards deixou as emoções falarem mais alto e agarrou-se na grade, perdendo um ponto pela infração. Enquanto o round rolava, o nigeriano chegou também a reclamar de golpes baixos, mas o juiz mandou seguir.
No quarto e quinto round, a luta em pé prevaleceu, com Usman não mais tentando jogar o inglês para a lona, houve trocação franca com o inglês aplicando os golpes mais duros e prevalecendo.
O gongo soou, Leon Edwads saiu com a vitória e declarou que esse foi um dos combates mais difíceis da sua carreira.