Origem do Boxe e Sua História

O boxe é um dos esportes mais populares do planeta. A origem do boxe e a sua história remonta a séculos atrás, hoje ele também é conhecido como a “Doce Ciência” ou como a “Nobre Arte” por conta dos seus movimentos característicos, que se olhados bem devagar, parece com uma sutil dança de ataque.

A origem desse esporte é bem antiga com a sua primeira aparição vindo em artefatos Sumérios originários do 3º milênio A.C, relíquias semelhantes a essa também foram descobertas em artefatos de nações mesopotâmicas antigas como a Assíria e a Babilônia. Essas gravuras mostravam dois homens se enfrentando com punhos cerrados pela primeira vez, era o primeiro indicio do que seria o boxe hoje.

No passar do tempo os gregos da Grécia Antiga foram se apropriando desse esporte e os integrando a sua cultura, se tornando um esporte apreciado pelo povo. E pela primeira vez em 688 A.C o boxe foi introduzido como um esporte olímpico na 23ª olimpíada grega, nessa época os boxeadores utilizam como luvas, tiras de couro.

E as partidas não eram conhecidas como os rounds que temos hoje, a vitória só era declarada se um dos competidores admitissem a derrota ou se não pudesse mais continuar. Não havia as divisões de peso(hoje temos 17). A postura tradicional nesse período era com o pé direito um pouco para frente e a mão direita semi-estendida como guarda.

Origem do Boxe e Sua História: Os prizefighters de Londres

origem-do-boxe-e-história-prizefighters

Mais tarde no século 16 D.C o boxe surgiu com força na Inglaterra, quando umas das sua variações ganhou popularidade, o boxe sem luvas(bare knucle). E foi a partir daqui que os boxeadores de fato começaram a serem chamados de boxeadores, pois eles competiam por bugigangas ou prêmios sem dinheiro.

O primeiro relato que se tem documento de uma partida de boxe sem luvas, aconteceu em Londres no ano de 1681, onde Christopher Monck 2º Duque de Albemarle, organizou uma partida entre seu mordomo e seu açougueiro. Tempos depois o primeiro campeão de boxe sem luvas inglês foi coroado, quando James Figg conquistou o título em 1719, também foi nessa época que o termo boxe passou a ser utilizado.

Era moderna do boxe

Todo esse processo histórico e de maturação dessa incrível arte de combate levou ao esporte que temos hoje, o boxe todo divido por classes de peso, com regras definidas e utilização dos devidos meios de proteção, para que essa competição se configure como um esporte e não como um meio de violência gratuita.

Mas claro como nem tudo é como tem quer ser, o boxe atual também apresenta problemas que ainda não foram solucionados, como a dificuldade enorme de fazer campeões do esporte se enfrentarem devido aos contratos de exclusividade que os esportistas tem com as empresas promotoras dos eventos.

Além disso, o excesso de organizações mundiais para reger o esporte também é algo danoso, sendo que não existe necessidade de 4 organizações principais(WBC, WBA, IBF e WBO) para fazerem a mesma coisa, o que acaba engessando o esporte e tornando-o menos atraente, já que definir super lutas entre os melhores do esporte fica mais difícil devido aos braços burocráticos dessas organizações.

Leia Também:

A História do MMA| onde tudo começou?

Categorias: