Peso-Leve Do Boxe, A Divisão Mais Excitante da Atualidade

A divisão do peso-leve do boxe tem sido uma das divisões mais interessantes de se acompanhar, atualmente. Tantos lutadores de alto nível buscando se tornar o campeão indiscutível da categoria, tem tornado o peso-leve uma das classes de peso mais competitivas.

Citando alguns desses lutadores que se destacam nesse divisão, temos: Vasiliy Lomachenko, George Kambosos Jr, Devin Haney, Ryan Garcia, Gervonta Davis e Teófimo López.

Com todos eles tendo ampla capacidade de se tornar campeão, altamente técnicos e com estilos de lutas poderosos. Esse ambiente é o que estar tornando a divisão tão magica, saber que qualquer um desses lutadores pode se tornar o campeão indiscutível.

peso-leve-do-boxe
Teófimo López após ter vencido Vasiliy Lomachenko e ter se tornado campeão unificado do peso-leve. Foto: Reprodução/Mikey Williams/Top Rank via Getty Images

Peso Leve do Boxe: Panorama Atual:

Atualmente o campeão indiscutível do peso-leve é Devin Haney que conquistou esse titulo ao derrotar o australiano George Kambosos Jr.

Ambos os lutadores vão se enfrentar novamente em um rematch, reivindicado pelo antigo campeão Kambosos, que acontece em 15 de outubro[2022] na Austrália.

Já em relação aos outros lutadores destaque da categoria, é conhecido que Lomachenko também pretende lutar em outubro e Teófimo López aparentemente tem se despedido da categoria, alegando dificuldade no corte de peso.

Teófimo López já foi campeão unificado do peso-leve depois de derrotar Lomachenko que era o campeão dominante da divisão naquele período.

Gervonta Davis tem adotado uma postura confusa em relação a sua carreira e tem flutuado por muitas divisões, mas o americano também almeja o titulo de campeão indiscutível do peso-leve.

Ryan Garcia por um tempo tinha parado as suas atividades no boxe, mas voltou a ativa, conquistando duas vitorias consecutivas este ano. Garcia agora tem planos de voar mais alto, que é encarar adversários de peso na divisão, para então ter a chance de lutar pelo titulo.

Peso-Leve do Boxe, Problemas a Ser Enfrentados:

Um dos problemas na divisão do peso-leve e do boxe como um todo é a burocracia que leva fazer dois lutadores de alto nível se enfrentarem. Por conta disso, não vemos lutas entre esses lutadores destaques acontecendo periodicamente.

Essa “burocracia” muitas vezes envolve o interesse das promotoras de boxe(empresas que gerenciam a carreira dos atletas) e a falta de eficiência nas organizações que comandam o esporte.

Categorias: