AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES DO BOXE: WBA, WBC, WBO, IBF e The Ring

As lutas que acontecem ao redor do mundo no boxe profissional, são sancionadas em sua grande maioria por 4 principais organizações do boxe: WBA, WBC, WBO, IBF.

A revista The Ring também é uma importante organização do boxe mundial, ela não sanciona lutas, mas distribui um cinturão para cada campeão em todas as divisões do boxe.

Para se tornar um campeão The Ring é necessário cumprir critérios rigorosos, assim como ser um lutador dominante em sua respectiva categoria.

No boxe atual, existe 17 divisões de peso, cada uma delas possuindo cinco grande cinturões, que são distribuídos entre os campeões da divisão.

Podemos definir um campeão unificado, aquele que possui pelo menos 2 cinturões das 4 principais organizações do boxe: WBA, WBC, WBO e IBF, na sua respectiva divisão. Já um campeão, pode se chamar de campeão indiscutível, quando ele possui todos os cinturões dessas 4 principais organizações.

WBA (World Boxing Association)

WBA ou AMB (Associação Mundial do Boxe), é uma das 4 principais organizações que sancionam as lutas de boxe, sendo a mais antiga e prestigiada entre elas, foi fundada nos Estados Unidos em 1921, com a sua sede ficando na Cidade do Panamá, capital do Panamá.

A WBA, tem dois campeonatos: Um “regular” e outro chamado “Super”. Um lutador é consagrado como “Super Campeão”, quando ele ganha um outro campeonato das 3 outras principais organizações, deixando assim, vago seu título regular da WBA, para que 2 outros candidatos ao título possa competir entre si.

WBA-organizações-do-boxe
Foto: Reprodução/Wikipedia

WBC (World Boxing Council )

WBC ou CMB (Conselho Mundial de Boxe), foi fundado em 1963, com sede na Cidade do México, capital do México. Possui 161 países membros em sua organização.

E foi uma das organizações do boxe, que sancionou algumas das lutas mais intensas da história do esporte, como: a trilogia entre Tyson Fury e Deontay Wilder.

Em relação a relevância da WBC, os especialistas assumem que o indivíduo que possui o título de campeão pela WBC, é o principal campeão daquela respectiva divisão. Colocando assim, a WBC juntamente com a WBA como uma das organizações do boxe mais prestigiadas.

WBC-Organizações-do-boxe
Foto: Reprodução/Wikipedia

MEGA LUTA: George Kambosos, Campeão Unificado do Peso Leve, Enfrenta Talentoso Boxeador Americano

WBO (World Boxing Organization)

WBO ou OMB(Organização Mundial de Boxe) é a mais nova organização entre as 4 principais, fundada 1988, com sua sede ficando em San Juan, capital de Porto Rico.

A historia dessa organização que é a caçula entre as outras, começou quando um grupo de empresários, porto riquenhos e dominicanos, romperam a convenção da WBA de 1988, devido a disputas sobre quais regras deveriam ser aplicadas no boxe.

Um fator organizacional diferente que existe na WBO, é o seu comitê que serve para determinar os desafiantes que vão encarar o então campeão, assim como, sendo responsável em determinar os lutadores que vão brigar por um título vago.

WBO-organizações-do-boxe
Foto: Reprodução/Wikipedia

IBF (International Boxing Federation)

IBF ou FIB (Federação Internacional de Boxe) tem sede em Springfield, Estados Unidos e foi fundada no ano de 1983.

Ela nasce, quando o presidente da associação de boxe americano, Robert W. Lee, não consegue ser o presidente da WBA e acaba se juntando com outros, decidindo criar uma outra organização de nível mundial.

Um campeão é definido na IBF, quando ele toma o título do que detém o título, ou, em caso de titulo vago, quando a partir dos rankings é definido os dois maiores lutadores da divisão e organizado uma luta entre eles, para que assim possa ser definido quem merece o titulo.

ibf-organizações-do-boxe
Foto: Reprodução/Wikipedia

The Ring

The Ring não é um órgão que sanciona lutas, mas sim uma revista dedicada exclusivamente ao boxe, tendo a sua primeira publicação colocada nas ruas em 1922.

Atualmente a revista é propriedade da Golden Boy Enterprises, dona da Golden Boy Promotions, empresa que pertence a Oscar de La Hoya.

A The Ring tem a sua própria maneira de definir os seus campeões, colocando o cinturão na mão dos boxeadores que é o real campeão da divisão, que estão em posição de destaque.

The-Ring-Organizações-do-Boxe
Foto: Reprodução/Wikipedia

Organizações do Boxe | Problemas Enfrentados:

No mundo contemporâneo, esse excesso de organizações tem causado inúmeros problemas no boxe, como a falta de mega lutas entre os principais lutadores de cada divisão.

Já que entre essas organizações não há uma intercomunicação e compartilhamento de dados, sendo mais difícil realizar lutas entre os campeões de uma divisão.

Campeão dos Pesos Pesados, Tyson Fury, luta para defender cinturão na noite de 23 de abril

Categorias: