Não é novidade para ninguém que lutadores de MMA ganham bem menos dinheiro do que boxeadores. Para efeitos de comparação em uma das lutas mais marcantes do boxe recente onde Floyd Mayweather Jr enfrentou e venceu Manny Pacquiao, segundo a bleacher report, Mayweather ganhou cento e oitenta milhões de dólares e Pacquiao cento e vinte milhões.
Enquanto, no MMA em uma das lutas marcantes onde Khabib Nurmagomedov venceu Conor McGregor, segundo a sportskeeda sem patrocínios e PPV, McGregor ganhou três milhões de dólares e Khabib dois milhões.
Há uma grande diferença em termos de ganhos quando se compara o boxe com MMA, e isso não se repete só em grandes lutas, é muito mais fácil para boxeadores ganharem um milhão de dólares do que para lutadores de MMA.
Porque lutadores de MMA ganham menos que boxeadores | Motivos:
- Boxe é um esporte mais maduro e estabelecido do que o MMA.
O fato do boxe ter uma longa história que remonta milênios, o fez um esporte estabelecido e aceito na sociedade, por isso ele recebe muita audiência, enquanto o MMA em muitos países ainda é um esporte ilegal
- Lutas de Boxe geram mais dinheiro do que as de MMA.
Boxeadores estão envolta de muitos promotores, redes de TV e organizações nos mais diversos países, isso dá o esporte um grande alcance e aumente as chances de fazerem mais dinheiro, enquanto o MMA se concentra principalmente no UFC que controla tudo sobre os seus lutadores, inclusive os salários.
- Existe mais variação no Boxe.
No boxe existe quatro grandes títulos WBC, WBA, WBO e IBF, no MMA existe apenas um. Com essa variedade de títulos presente no boxe, existe uma maior competitividade, pois um campeão só é considerado campeão indiscutível quando ele segura todos quatro grande títulos, com isso os lutadores são puxados a fazer grandes lutas, quando a burocracia e a falta de comunicação dos promotores e das organizações não os impedem.
- Boxeadores participam mais da divisão das receitas do que lutadores de MMA
Normalmente boxeadores levam para casa uma porcentagem decente das vendas dos tickets da luta e do pay-per-view, o que muitas vezes pode não acontecer com lutadores de MMA, já que as organizações de MMA controla com exclusividade quase tudo sobre os seus lutadores, enquanto eles estiverem sobre contrato.
Conclusão
Algumas organizações de MMA já tem evoluído um pouco mais no que se refere ao pagamento dos seus lutadores, aumentando os seus salários, mas a diferença entre o boxe e o MMA ainda continua alta.
E enquanto no MMA uma empresa for responsável por um lutador e ter exclusividade sobre ele, o impedindo de lutar em outra organizações a não ser a qual ele tem contrato, os salários dos lutadores de MMA não vão chegar ao nível do boxe.