Quando o boxe chegou ao Brasil?

O boxe é um esporte que tem a sua origem datada de 3000 A.C, ou seja antes mesmo do Brasil existir o boxe já estava por aí.

Contudo, o boxe o qual conhecemos hoje que é praticado com luvas e dentro de um ringue, não é o mesmo que o do período de 3000 A.C.

Esse esporte em si só foi sistematizado como um esporte de fato, quando ele chegou à Grécia.

E então, quando o boxe chegou ao Brasil?

O boxe chegou ao Brasil de forma bem tímida no início do século XX, a primeira luta no país aconteceu em São Paulo, onde Luís Sucupira, um de seus primeiros entusiastas foi surrado.

Nessa época, os principais praticantes desse esporte eram imigrantes italianos e alemães, que se situavam no Rio Grande do Sul e São Paulo.

Mas já em 1919, o marinheiro Góes Neto que havia aprendido técnicas de boxe na Europa conseguiu difundir esse esporte no Brasil de forma mais intensa.

Góes Neto fazia exibições ao redor do país e em alguma das que foram realizadas no Rio de Janeiro, ele acabou conhecendo o sobrinho do Presidente da República daquele período e o nome dele era Rodrigues Alves.

Rodrigues Alves se apaixonou pelo boxe e com a sua ajuda difundi-lo pelo pais ficou mais fácil, nesse período já foram criadas academias e não demorou para que o boxe no Brasil fosse regulamentado, isso tudo entre os anos de 1920 e 1921.

quando-o-boxe-chegou-ao-brasil
Éder Jofre um dos maiores boxeadores brasileiros. Foto: Reprodução/Revista Veja
Categorias: